NOTÍCIAS


Prodem realiza campanha de conscientização sobre uso de celular no trânsito


21/01/2019

A Prodem – Progresso e Desenvolvimento Municipal, com apoio da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, está realizando uma campanha de conscientização no trânsito. A ação, desenvolvida em parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, Artesp e Detran.SP, tem como tema “Verão é tudo de ON, fique OFF no trânsito.#FocaNaVida” e alerta, principalmente, sobre os perigos do uso do celular no trânsito.

Durante toda a semana os agentes de trânsito, em parceria com a Polícia Militar, estão distribuindo panfletos de orientação para os motoristas, nos semáforos das ruas e avenidas do município.

De acordo com dados do Infosiga-SP, o número de ocorrências aumenta consideravelmente nesta época do ano. A falha humana é o principal fator de risco e está presente em 94% dos acidentes. Os principais comportamentos de risco apontados pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito são o excesso de velocidade, beber e dirigir, dispensar o cinto de segurança e distrações causadas pelo uso do celular.

A campanha, estrelada pela Foca, tem como principal público-alvo os jovens com idade entre 18 e 34 anos, que representam um em cada três vítimas no trânsito. Os perigos do uso indevido do celular é o grande destaque da campanha. Segundo dados do CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária), com o carro a 80 km/h, o tempo que você leva para mandar uma simples mensagem, fazer uma selfie ou escolher uma música no aplicativo equivale a dirigir um trajeto equivalente a um campo de futebol inteiro de olhos fechados. 




COMPARTILHE